Perguntas frequentes
Acesso à edição digital
1º acesso
Acabei de fazer uma assinatura digital. Quando posso fazer o meu primeiro acesso?
O primeiro acesso ao site será liberado após o pagamento identificado para as compras realizadas de 2ª à 6ª feira pela loja do site ou Central de atendimento. Para compras feitas aos finais de semana e feriados através do site ou SAC, o prazo para liberação do acesso é de 48 horas úteis. No caso da compra de cartão de crédito, a liberação tende a ser imediata desde que o cartão não seja recusado.
Como acessar no celular
Como acessar o App da A Tribuna no celular?
Faça o download do aplicativo do Jornal A Tribuna, disponível no Google Play (Android) ou para App Store (iOS). Basta acessar o aplicativo e fazer o login.
Acesso simultâneo
Posso acessar a Edição Impressa no computador e no tablet simultaneamente com o mesmo login e senha?
Sim, cada assinante possui dois acessos simultâneos.
Ediçoes anteriores
Como fazer para acessar as edições anteriores do jornal?
Para acessar as edições anteriores do Jornal A Tribuna, será necessário baixar o aplicativo disponível no Google Play (Android) ou para App Store (iOS). Basta acessar o aplicativo e fazer o login.
Horário da edição digital
A partir de que horas posso ler a edição do dia do Jornal A Tribuna Edição Digital?
A Edição Digital do Jornal A Tribuna está disponível para o acesso do assinante a partir da 1h da manhã.
Suporte/ IOS ou Android
Baixei o aplicativo no celular/ tablet, mas estou tendo dúvidas ao utilizá-lo. O que devo fazer?
Na tela inicial do app você encontra as edições do Jornal A Tribuna, Revista Clube A Tribuna e edições especiais.
Para o Android: Clique na edição que deveja baixar e em Login que está localizado no menu superior. Preencha com o seu usuário (e-mail)
e senha e clique no botão Autenticar assinante.
Para iOS: Para acessar qualquer edição, basta fazer o login no botão Entrar. Preencha com o seu usuário (e-mail) e senha e clique no botão Entrar.
Suporte/Requisitos mínimo para a leitura da edição digital
Quais os requisitos mínimos que o aparelho precisa ter para acessar os conteúdos da A Tribuna?
Para Android recomendamos a partir da versão 4.4.4.
Para iOS recomendamos a partir da versão 8.0.
Suporte/Configurações necessárias para acessar o Portal de notícias (site)
Quais as configurações recomendadas para acessar o jornal via web?
Para os navegadores, os com maiores compatibilidades são Google Chrome, Firefox e Microsoft Edge (a nova versão baseada em Chromium).
Suporte/informações navegação
Quanta memória do celular é utilizada quando baixo a edição do dia em meu aplicativo?
A média de consumo de memória de cada edição é de 50MB.
Comprar
Assinatura digital
O que é assinatura digital?
A assinatura digital é maneira que A TRIBUNA criou para você acessar o conteúdo do jornal nas plataformas digitais. Ao adquirir essse modelo de assinatura você poderá acessar a qualquer momento a Versão Impressa do jornal no desktop, no tablet ou no smartphone.
Tipos de assinatura
Quais os tipos de assinaturas do jornal A Tribuna?
O Jornal A Tribuna possui quatro tipos de assinaturas:
Digital (acesso diário somente digital)
Impresso todos os dias + digital (jornal impresso todos os dias + acesso digital diário)
Impresso fim de semana + digital (jornal impresso de sábado e domingo + acesso digital diário)
Comercial (impresso de 2ª a 6ª feira + digital todos os dias).
Assinatura digital: Acesso simultâneo
A assinatura assinatura digital me permite fazer quantos acesso simultâneos?
Cada assinante possui dois acessos simultâneos.
Assinatura impresso + digital: prazo de entrega 1º exemplar e acesso digital
Fiz uma assinatura do jornal impresso. Quando recebo o 1º exemplar e quando posso acessar a edição digital?
O recebimento do jornal impresso será liberado após o pagamento identificado e até 24 horas para as compras realizadas de 2ª à 6ª feira pela loja do site ou Central de atendimento. Para compras feitas aos finais de semana e feriados através do site ou SAC, o prazo para entrega dos exemplares é de 48 horas úteis.
Assinatura digital para estrangeiros
Moro fora do Brasil. Posso fazer uma Assinatura Digital?
Sim. Brasileiros residentes em outros países com CPF válido podem realizar a assinatura Digital de qualquer lugar do mundo.
Assinatura corporativa
Preciso de uma proposta com os valores de assinaturas para empresa. Como devo proceder?
Encaminhe o pedido da proposta de aquisição de assinaturas para o e-mail atendimento@grupo-tribuna.com
Renovação da assinatura
Como funciona a renovação?
Para facilitar e oferecer maior comodidade aos assinantes, A Tribuna faz a renovação automática das assinaturas. Caso não tenha interesse nesse formato, o assinante deverá entrar em contato com a Central de Atendimento (13) 2102-7200, das 07h as 17h, de 2ª a 6ª feira e aos sábados, domingos e feriados, de 07h as 12h ou para agilizar o seu atendimento acesse o nosso WhatsApp (13) 2102-7200, com uma antecedência mínima de 30 dias da data de renovação.
Clube
O que é o Clube?
O que é o Clube A Tribuna? Ao assinar A Tribuna, automaticamente passo a fazer parte do Clube?
O Clube A Tribuna é um clube de vantagens exclusivo para os assinantes de A Tribuna com descontos de 10% até 60% em compras online, estabelecimentos físicos e em eventos da região. Para aproveitar as ofertas e descontos, basta baixar o aplicativo clubeatribuna ou acessar a página do site com os dados de assinatura.
Resgate de Brindes
Saiba como resgatar os descontos
Assinante, para realizar sua compra ou utilizar um serviço, basta acessar o menu PARCEIROS no aplicativo ou no site e escolher a categoria
desejada. Se você já sabe o nome do estabelecimento procure na busca do site. Acesse sua conta com usuário e senha e utilize o benefício.
Na descrição de cada parceiro temos a mecânica do resgate e as condições do benefício. Existem três formas de resgatar seu benefício:
CARTEIRINHA: você apresenta a carteirinha apenas digital do Clube no momento da compra para ter seu desconto tanto na loja física quanto
on-line.
CUPOM: basta copiar o código do desconto em “UTILIZE O CUPOM” e em seguida clique no botão EU QUERO!
VOUCHER: basta clicar em SALVAR VOUCHER. Uma tela abrirá para cadastro do seu e-mail. Clique em “RESGATAR” e o voucher será exibido no
seu computador ou celular para ser impresso ou apresentado no momento da compra.
Quantidade de dependentes
Quantos dependentes posso incluir na minha assinatura para usufruirem dos benefícios do Clube A Tribuna?
O assinante cujo titular é pessoa física poderá incluir até 3 (três) dependentes/familiares nos planos trimestrais do jornal impresso diário e/ou final de semana para a utilização do site A Tribuna com login para leitura do conteúdo e a utilização dos descontos da loja do Clube A Tribuna. Apenas o titular da assinatura tem direito a participar de eventos, sorteios e outros benefícios exclusivos para assinantes. Caso, haja alguma mudança nessas regras ou novas ações que incluam os dependentes, a divulgação acontecerá por meio dos canais oficiais do Clube A Tribuna e na nossa comunicação regular.
O assinante cujo titular é pessoa física e possui o plano digital (semestral, trimestral, anual) não tem direito ao cadastro de dependentes. O assinante cujo o titular é CNPJ poderá incluir até 01 (um) dependente.
Dúvida/problemas com parceiros
Tenho dúvidas ou problemas com um parceiro do Clube. O que posso fazer?
Encaminhe um e-mail para: clube@grupo-tribuna.com.br e comunique o ocorrido. A Equipe do Clube do Assinante entrará em contato com o parceiro em busca de solucionar o problema.
Senha de acesso
Basta acessar "Meu Perfil" após logar no site atribuna.com.br ou ligar na Central do Assinante pelo telefone (13) 2102-7200, através do nosso e-mail: atendimento@grupo-tribuna.com, ou pelo nosso WhatsApp (13) 2102-7200 e fazer a inclusão de seus dependentes. É necessário nome completo, endereço de e-mail (diferente do cadastrado para o titular), data de nascimento e CPF do dependente.
Para acessar o Clube, se você é o assinante titular da assinatura, basta utilizar o mesmo login e senha de acesso ao jornal digital através do App clubeatribuna ou site atribuna.com.br/clube. Se você é um dependente, o acesso é o seu email e CPF utilizados para o cadastro no Clube.
Ser um Parceiro do Clube
Quer ser parceiro do Clube A Tribuna?
Para ser parceiro do Clube A Tribuna e ser destaque entre as marcas da região e do Brasil, basta enviar e-mail para clube@grupo-tribuna.com.br ou pelo WhatsApp (13)99759-2304. Horário de atendimento de segunda a sexta-feira de 8h30 às 18h.
Cobrança
Segurança de dados
Posso informar meus dados de cartão de crédito e débito em conta com segurança?
Em nosso e-commerce seus dados só serão transmitidos por meio de conexão segura identificada pela siga HTTPS e pelo ícone de um "cadeado" antes do endereço do nosso site. No atendimento pode ser fornecido os dados do cartão ou solicitado o link de cadastro do cartão para preenchimento pelo próprio assinante.
Prazos de pagamento por forma de pagamento
Qual o vencimento da minha 1ª parcela e demais parcelas?
BOLETO: 1ª parcela 10 dias corridos a contar da data da compra e demais parcelas a cada 30 dias.
CONTA-CORRENTE: 1ª parcela 05 dias corridos da data da compra e demais parcelas a cada 30 dias.
CARTÃO DE CRÉDITO: pagamento imediato e demais parcelas a cada 30 dias.
Enviar comprovante
Paguei a parcela de minha assinatura que estava em aberto. Como devo proceder para enviar o comprovante?
Encaminhar e-mail para cobranca@grupo-tribuna.com. No e-mail deve conter obrigatoriamente nome completo do assinante e CPF do titular da assinatura.O prazo para a baixa no sistema é de 48h úteis.
Conta-corrente: autorização de débito automático (1)
Como faço para autorizar o débito automático na minha conta?
Na opção de pagamento débito automático, no primeiro mês, você precisará liberar o débito em seu banco para concluir a operação. Essa autorização pode ser feita pelos canais: internet, caixas eletrônicos ou aplicativo dos respectivos bancos (verificar com seu Banco). Lembre-se de liberar. Caso contrário, sua assinatura poderá ser cancelada.
Conta-corrente: autorização de débito automático (2)
Fiz uma assinatura mas, não aparece nada em minha conta para eu autorizar o débito. O que fazer?
O prazo para o débito aparecer disponível para liberação em seu banco é de 5 dias úteis após a aquisição da assinatura. Caso esse prazo tenha se expirado e ainda assim o débito não consta para liberação, entre em contato com a Central de Atendimento: (13) 2102-7200 ou cobranca@grupo-tribuna.com
Conta-corrente: autorização de débito automático (3)
Autorizei o débito no meu banco, preciso fazer isso todo mês?
A autorização deve ser verificada com seu banco (poderá ser feita somente uma vez ou mensalmente) logo no início de sua assinatura ou quando realizar a alteração de forma de pagamento para débito automático em conta-corrente.
Alteração forma de pagamento
Quero alterar a forma de pagamento de minha assinatura. Como proceder?
Para a alteração de forma de pagamento, você deverá entrar em contato com a Central de Atendimento: (13) 2102-7200, de 2ª a 6ª feira, das 7h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h e solicitar a alteração. Ou acessar a Central do Assinante no site www.atribuna.combr/central, faça seu login, vá em Pagamento e em seguida, forma de pagamento.
Cartão de crédito: alterar e/ou atualizar dados
Quero alterar/ atualizar os dados do meu cartão de crédito. Como devo proceder?
Para a alteração de forma de pagamento, você deverá entrar em contato com a Central de Atendimento: (13) 2102-7200, de 2ª a 6ª feira, das 7h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h e solicitar a alteração. Ou acessar a Central do Assinante no site www.atribuna.combr/central, faça seu login, vá em Pagamento e em seguida, forma de pagamento.
Cartão de crédito: pedido de estorno
Quero solicitar o estorno de uma parcela que caiu indevidamente no meu cartão. Como devo proceder?
Para solicitar o estorno, será necessário enviar o comprovante para o e-mail cobranca@grupo-tribuna.com. Horário de atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 18h em dias úteis.
Pagamento errado/indevido
Paguei a parcela errada ou pulei uma parcela. O que fazer?
Para solicitar a regularização, será necessário enviar o comprovante para o e-mail cobranca@grupo-tribuna.com. Horário de atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 18h em dias úteis.
Entrega
Horário de entrega
Qual o horário de entrega do jornal?
A entrega dos exemplares do Jornal A Tribuna é feita até as 8h00 na Cidade de Santos, exceto ocorra algum motivo alheio à vontade da A Tribuna. Para as demais localidades há um horário específico para cada cidade. Para maiores informações da sua cidade ligue para Central de Atendimento (13) 2102-7200, das 07h as 17h, de 2ª a 6ª feira e aos sábados, domingos e feriados, de 07h as 12h.
Não recebi o jornal
Não recebi o meu exemplar. O que fazer?
Basta acionar a Central do Assinante pelo telefone (13) 2102-7200, das 07h as 17h, de 2ª a 6ª feira e aos sábados, domingos e feriados, de 07h as 12h, pelo nosso e-mail: atendimento@grupo-tribuna.com, ou pelo nosso WhatsApp (13) 2102-7200 informando sobre a falha que providências serão tomadas sobre o ocorrido.
Jornal danificado ou incompleto
O que fazer no caso de recebimento do jornal danificado ou incompleto (faltando cadernos ou revista)?
Basta acionar a Central do Assinante pelo telefone (13) 2102-7200, das 07h as 17h, de 2ª a 6ª feira e aos sábados, domingos e feriados, de 07h as 12h, pelo nosso e-mail: atendimento@grupo-tribuna.com, ou pelo nosso WhatsApp (13) 2102-7200 informando sobre a falha que providências serão tomadas sobre o ocorrido.
Suspensão de entrega
Quero suspender a entrega do jornal por motivo de viagem, férias, etc. Como devo proceder?
Suspensão gratuita da entrega do jornal A Tribuna: a critério do Cliente, sua assinatura poderá ser suspensa gratuitamente por até 15 dias. Os exemplares não entregues nesse período serão acrescidos no final da vigência do contrato. O período limite de suspensão no ano é de 60 dias para cada Cliente num período de 365 dias. Basta acessar a Central de Atendimento (13) 2102-7200 ou nosso WhatsApp (13) 2102-7200 e realizar a suspensão da entrega. Lembrando que, os pagamentos não são suspensos, são sucessivos.
Informações
Telefones atendimento
Qual o número da Central de Atendimento ao assinante e o horário de funcionamento?
Central de Atendimento: (13) 2102-7200, das 07h às 17h, de 2ª a 6ª feira e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h.
Para agilizar o seu atendimento acesse o nosso WhatsApp (13) 2102-7200.
Redação: dúvidas e sugestões
Como faço para enviar dúvidas ou sugestões à Redação?
Dúvidas e sugestões de matérias deverão ser enviadas à Redação através do e-mail: leitor@grupo-tribuna.com ou pelo whatsApp (13) 2102-7200.
Dados da Tribuna
Quais os dados da A Tribuna (endereço completo e cnpj) para solicitar à minha empresa o pagamento da assinatura?
A Tribuna de Santos Jornal e Editora Ltda
CNPJ: 58.183.401/0001-04
Rua João Pessoa, 350 - Paquetá | Santos/SP
CEP: 11013.002
Serviços
Declaração de quitação
Preciso de uma declaração de quitação da assinatura.
Encaminhe um e-mail para: financeiro@grupo-tribuna.com e no prazo de até 7 dias úteis você receberá a declaração por e-mail. Lembre-se de verificar a sua caixa de SPAM.
Nota fiscal
Preciso da nota fiscal da minha assinatura.
Para assinaturas digitais encaminhe um email para: financeiro@grupo-tribuna.com. Para assinaturas do jornal impresso encaminhe um e-mail para contabilidade@grupo-tribuna.com e no prazo de até 7 dias úteis você receberá a nota fiscal de sua assinatura por e-mail. Lembre-se de verificar a sua caixa de SPAM.
Pedido de fardo de Jornal
Preciso solicitar fardo de Jornal, como funciona?
Basta encaminhar um e-mail para: sucata@grupo-tribuna.com e aguardar resposta de agendamento. O prazo para resposta varia de 20 a 30 dias úteis.
LGPD
Sobre a LGPD
O que é a Lei de Proteção de Dados?
A LGPD visa proteger os dados pessoais e dados pessoais sensíveis da pessoa física no Brasil, também chamado de titular de dados.
De acordo com a LGPD, “dado pessoal” é qualquer informação que identifique ou torne identificável uma pessoa física. Já o “dado pessoal sensível” é aquele que, por sua natureza,
revela informações de cunho íntimo do titular, merecendo um cuidado maior, principalmente para proteção contra discriminações. Nessa categoria, estão incluídos os dados sobre origem
racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual,
e dado genético ou biométrico, quando vinculados a uma pessoa física.
Para mais informações, acesse nossa política de privacidade clicando AQUI.