Perguntas Frequentes


1. O QUE É ASSINATURA DIGITAL?
A assinatura digital é a nova maneira que A TRIBUNAcriou para você acessar o conteúdo do jornal disponível nas plataformasdigitais: na internet e nos tablets. Ao adquirir um modelo de assinatura vocêpoderá acessar a qualquer momento a Versão Digital do jornal no computador enos aplicativos dos tablets. Tanto a Edição Digital no computador quanto noaplicativo do iPad são versões digitalizada/flip do jornal impresso.
2. COMO FAÇO PARA OBTER UMA ASSINATURA DIGITAL?
Você pode adquirir a sua assinatura Digital através dosite Assine A Tribuna ou pela nossa Central de Atendimento, ligando para (13)2102-7200.
3. QUAL O PREÇO DA ASSINATURA DIGITAL?
A Assinatura Digital custa R$ 19,90/mês. Pagando essevalor você poderá acessar todo o conteúdo digital diariamente, quantas vezesquiser.
4. APÓS FINALIZAR O PEDIDO DE ASSINATURA, EM QUANTO TEMPO TEREI ACESSO À EDIÇÃO DIGITAL?
Para compras efetuadas de segunda a sexta, até às 17h,têm acesso liberado a partir do dia seguinte. Sábado, domingo e feriado,somente na terça-feira).
5. POSSO ACESSAR A EDIÇÃO DIGITAL NO COMPUTADOR E NO IPAD SIMULTANEAMENTE COM O MESMO LOGIN E SENHA?
Não.
6. POR QUANTOS DIAS PODEREI ACESSAR A EDIÇÃO DIGITAL APÓS FAZER A ASSINATURA DIGITAL?
A assinatura digital é mensal, com renovaçãoautomática. O prazo de 30 dias começa a contar a partir da data de cadastro daassinatura.

7. QUANTO É O VALOR DE A TRIBUNA NOS TABLETS?

O download do aplicativo é gratuito tanto na App Store quanto no Google Play.Para ler a Versão Digital é preciso ser um assinante digital ou fazer a compraavulsa das edições direto no aplicativo. Assinantes digitais pagam um valormensal e, a partir de login e senha específicos, podem baixar as ediçõesdigitais. Para quem não é Assinante Digital é possível comprar a edição digitaldo dia, por um preço único, direto no aplicativo. Para saber como se tornar umAssinante Digital, entre em contato com nossa central de atendimento (13)2102-7200 ou acesse Assine A Tribuna.

8. QUAL É A PERIODICIDADE DAS VERSÕES DIGITAIS NOS TABLETS?
Asversões são disponibilizadas para download todos os dias a partir das 5h.
9. PARA LER UMA EDIÇÃO, PRECISO ESPERAR ACABAR O DOWNLOAD?
Não.Você abre a edição e o download é feito enquanto você lê. Isso garante maisagilidade no acesso. E, após baixadas, as edições ficam armazenadas na área"Minhas Edições". Elas podem ser aceessadas, totalmente carregadas,mesmo sem conexão com a Internet.
10. PARA QUEM JÁ TEM INSTALADA UMA VERSÃO ANTERIOR DO APLICATIVO NOS TABLETS, É NECESSÁRIO FAZER A ATUALIZAÇÃO PARA ACESSAR OS CONTEÚDOS E FUNCIONALIDADES DA NOVA VERSÃO?
Sim.
12. AO ATUALIZAR O APLICATIVO NOS TABLETS, EU PERCO AS EDIÇÕES BAIXADAS EM VERSÕES ANTERIORES?
Sim.Mas se elas ainda estiverem disponíveis na banca do aplicativo que contém astrinta últimas edições, você poderá baixá-las de novo e gratuitamente, usando omesmo login.

13. POSSO ME TORNAR ASSINANTE DAS EDIÇÕES DE A TRIBUNA PELO ITUNES OU GOOGLE PLAY?
Não.Para se tornar um assinante digital e ter acesso às edições, você deve ligarpara (13) 2102-7200 ou acessar Assine A Tribuna.
14. COM MEU LOGIN E SENHA DE ASSINANTE DIGITAL É POSSÍVEL ACESSAR O JORNAL EM QUALQUER TABLET COM SISTEMA iOS OU ANDROID?
Sim.Apenas os acessos simultâneos de aparelhos diferentes passarão a ser bloqueados.
15. SE EU CANCELAR MINHA ASSINATURA, POR QUANTO TEMPO AINDA TENHO DIREITO A ACESSAR AS EDIÇÕES NOS TABLETS?
Vocêpode acessar o jornal pelo período de vigência da sua assinatura. Ao finaldesse prazo, para ler as edições disponibilizadas no aplicativo, é necessáriofazer a compra avulsa das mesmas. Para obter detalhes e tirar dúvidas sobre asregras de assinatura, entre em contato conosco pelo telefone (13) 2102-7200 oupelo e-mail jornaldigital@atribuna.com.br.
16. COMO FAÇO PARA ATUALIZAR O APLICATIVO NOS TABLETS?
IPAD - O ícone da App Store exibe o número deatualizações disponíveis no momento. Se houver uma atualização de A Tribuna,basta acessar a App Store e, na barra inferior, escolher 'Atualizações' ou'Updates'. Clique no ícone do aplicativo do jornal e aguarde o download da novaversão.
ANDROID - Acesse o Google Play na aba aplicativos instalados. Nestaseção ele mostrará os aplicativos com atualização.
17. QUANTO TEMPO DEMORA O DOWNLOAD DE UMA EDIÇÃO DO JORNAL?
Otempo gasto para fazer o download de uma edição pode variar de acordo com onúmero de páginas e suplementos do dia. As edições de domingo, por exemplo,podem levar mais tempo por serem maiores e conterem mais suplementos como a ATRevista. A velocidade para baixar um arquivo também está relacionada àqualidade da sua conexão (3G ou Wi-fi).
18. POSSO SALVAR AS EDIÇÕES QUE BAIXEI PARA LEITURA POSTERIOR?
Sim.As edições são automaticamente salvas na área "Minhas Edições" depoisde baixadas e podem ser acessadas a qualquer momento pelo leitor, pelo tempoque ele desejar. Mas, lembre-se de que as edições salvas ocupam espaço namemória do seu tablet.
19. QUANTAS EDIÇÕES EU POSSO BAIXAR?
Nabanca do aplicativo sempre estarão disponíveis para download as trinta últimasedições para download. Todas as edições baixadas ficam armazenadas na área"Minhas Edições" e você pode baixar quantas edições quiser. Mas,lembre-se de que as edições salvas ocupam espaço na memória do seu aparelho e sevocê não é assinante será necessário fazer a compra avulsa das edições do diaque desejar ler. Se você é assinante pode baixar quantas edições desejardurante o período de vigência da sua assinatura.
20. AS EDIÇÕES QUE BAIXEI OCUPAM ESPAÇO NA MEMÓRIA DO MEU TABLET?
Sim.Para liberar espaço, basta deletar uma edição na área "MinhasEdições" do aplicativo.
21. É POSSÍVEL NAVEGAR PELO APLICATIVO OU POR OUTRAS EDIÇÕES BAIXADAS SEM INTERROMPER O DOWNLOAD EM ANDAMENTO?
Sim.Enquanto o download de uma edição é feito, você pode visitar outras áreas doaplicativo ou mesmo ler uma outra edição já baixada. O download só seráinterrompido se o aplicativo for fechado do background e poderá ser retomadoposteriormente do ponto em que parou. Para isso, basta tocar novamente sobre acapinha da edição que deseja ler para que ela seja aberta e o downloadcontinue.
22. HÁ ALGUMA DIFERENÇA ENTRE USAR UMA CONEXÃO WI-FI OU 3G PARA FAZER O DOWNLOAD DE UMA EDIÇÃO? POSSO USAR QUALQUER CONEXÃO?
Vocêpode fazer o download das edições tanto se estiver conectado a uma rede Wi-Fiquanto a uma rede 3G. A diferença é que a rede Wi-Fi é gratuita e normalmentemais rápida. Se você optar por usar uma conexão 3G, estará sujeito à tarifaçãoda sua operadora. Caso você não tenha um pacote de dados contratado, a cobrançaserá feita por Kbyte trafegado. Para saber como contratar um pacote de dados,consulte sua operadora.

23. ESTE APLICATIVO PODE SER MODIFICADO?
Oconteúdo disponibilizado, bem como o próprio aplicatio de modo geral, podem seratualizados ou modificados conforme critérios editoriais do jornal.Para obtermais detalhes, acesse os Termos de Uso disponíveis no próprio aplicativo, naárea de Informações.
24. COMO POSSO DESINSTALAR O APLICATIVO?
IPAD:Mantenha o dedo sobre o ícone do aplicativo, até que todos os ícones comecem atremer. Em seguida, clique no círculo preto com um "x" paradeletá-lo.